domingo, 2 de agosto de 2009

ZECA AFONSO...UM GRANDE TROVADOR MODERNO...ligando de novo a poesia e a música...GLÓRIA DA ACADEMIA COIMBRÃ!


José Manuel Cerqueira Afonso dos Santos,nasceu a 2 de Agosto de 1929, em Aveiro, na "parte da Cidade voltada para o realismo e para o mar".Filho de um magistrado e de uma directora de escola infantil.Cursou a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde se formou em Filosofia.



"As noites passavanas em deambulações secretas pela cidade, acompanhado por mais meia dúzia de meliantes da minha idade, amantes inconsequentes da noite.Com uma guitarra e uma viola fazíamos a festa."



"A sua voz está tão cheia de ternura que será irremediávelmente subversiva."



"Por vacação íntima, irmão de Alvaro de Campos".



Faleceu prematuramente a 23 de Fevereiro de 1987.



"Águas das fontes calai

Ò ribeiros chorai

Que eu não volto a cantar."





Cantigas de Maio



Eu fui ver a minha amada

Lá prós baixos de um jardim

Dei-lhe uma rosa encarnada

Para se lembrar de mim.



Eu fui ver o meu benzinho

Lá prós lados de um passal

Dei-lhe o meulençode linho

Que é do mais fino bragal



Eu fui ver uma donzela

Numa barquinha a dormir

Dei-lhe umacolcha de seda

Para nela se cobrir



Eu fui veruma solteira Numa salinha a fiar

Dei-lhe uma rosa vermelha

Para de mim se encantar.



Eu fui ver aminha amada

Lá nos campos eu fui ver

Dei-lhe uma rosa encarnada

Para de mim se prender.



Verdes prados, verdes

campos

Onde está minha paixão?

As andorinhas não param

Umas voltam outras não.



Minha mãe quando eu morrer

Ai chore por quem muito

amargou

Para então dizer ao mundo

AiDeus mo deu Ai Deus mo

levou.